O Rio vai ficar mais carioca. A chegada do verão devolve alegria à cidade: praias cheias, conversas animadas em mesas de bares nas calçadas, churrascos comunitários nas esquinas e nos quintais, moda mais colorida e “descolada” na, sorrisos grande festa regida pela natureza.
Mas o verão não é só descontração. É tempo de conscientização diante da ameaça da dengue, quer já registrou 481 mil casos no Brasil. O carioca não pode se deixar derrotar por mosquitos e a melhor "arma" é a prevenção, já que, embora estudos científicos estejam em fase avançada ainda não há vacinas capazes de combater aquele que todo ano se transforma no maior e mais triste inimigo da alegria do verão. A Organização Mundial de Saúde estima que ocorram no mundo entre 50 e 100 milhões de casos que resultam em cerca de 500 mil internações e 20 mil mortes por ano. Só no Rio, a capital dói verão, foram contabilizados até setembro 51 mil casos dos quais 35% nas Regiões Metropolitanas ( Raio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo).
A dengue é considerada no mundo um problema gravíssimo, especialmente em países tropicais como o nosso, onde o clima e os hábitos urbanos oferecem ótimas condições para o desenvolvimento e proliferação do Aedes Aegypts, o mosquito transmissor. O combate a dengue depende dos fundamentais cuidados que a população precisa ter. Não permitir que o mosquito mostre suas “garras” é dever de cada cidadão.
O Ministério da Saúde tem feito campanhas de esclarecimento, mas nunca é demais lembrar que cada um de nós é responsável para não permitir que a dengue faça vítimas em nossas casas. É fácil: basta seguir algumas regrinhas: 1) substituir a água dos vasos de plantas por terra e manter seco o prato coletor de água; 2) desobstruir as calhas para evitar acúmulo de água; 3) não deixar pneus ou recipientes expostos na chuva; 4) manter sempre limpas as caixas de água, cisternas, barris e filtros; 5) acondicionar o lixo em sacos plásticos e latões com tampa.
Não esqueça: esse é o tipo do mosquito mau caráter: gosta de água limpa e se aproveita de qualquer descuido. Se você tem amor à vida, siga as orientações, antes que seja tarde.
O Brasil já enfrenta graves problemas de saúde. Não podemos deixar que a dengue seja mais um. Como tantas outras essa luta depende de nós.
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário