terça-feira, 10 de julho de 2007

OS EMPREGOS DO CORCOVADO

Só quero ver de que cartola vão tirar 250 mil empregos por conta da escolha de Cristo do Corcovado como uma das “7 novas maravilhas do mundo”. Pra mim, só se for por milagre.
Se isso acontecesse, até ficaria calado diante de uma seleção absolutamente fora de propósito. É verdade, desculpe, mas não se pode levar a sério uma avaliação internacional sobre os obras e monumentos históricos através de “votos” pela internet e celulares.
A ONU tem um órgão especializado em definir valores culturais e “patrimônios da humanidade”. São profissionais criteriosos que analisam tudo com o devido critério técnico. Esse órgão é a UNESCO, que desautorizou o tal concurso. De alguma forma, você deve ter ouvido falar dele.
Agora essa eleição foi o que o jornal espanhol EL MUNDO chamou de “Farsa Global”. Você votou no Cristo por “patriotismo”. Duvido que conheça os “concorrentes”. Votou no escuro, como torcedor. Aí não dá.
Acho que aprontaram mais uma para criar um sentimento de vitória em nosso país, onde a auto-estima está lá embaixo, devido à situação da maioria do povo – boa parte do qual vive da ajuda do “Bolsa-Família” – e a sucessão de notícias sobre as poucas e boas dos nossos políticos.
Nessas semanas de campanha, tive a nítida sensação do renascimento da “patriotata” que serve para manipular sentimentos e ufanismos diversionistas, sem conteúdo, numa afronta à própria noção do belo e maravilhoso.
Para mobilizar os brasileiros em torno dessa escolha, em que se poderia votar quantas vezes quisesse, uniram-se políticos, mídia e grandes empresas, todos visivelmente interessados em capitalizar em termos de suas próprias imagens.
O cara que bolou a definição das novas maravilhas mostrou que tinha talento fez uma tremenda festa para anunciar os escolhidos. Agora, você vai ficar acreditando que o nosso Cristo é uma das 7 maravilhas do mundo e durma-se com esse barulho.
Para nós, venderam a idéia do aumento de emprego e do turismo. Será? Estamos mesmos precisando, porque o número de visitantes cai de ano a ano. Mas, não vai ser isso que vai pesar na decisão dos turistas, principalmente estrangeiros. Como o Brasil é o que é, a festa continua até você acordar e descobrir que participou de uma escolha que só teria credibilidade se feita por quem é do ramo e tem todos os elementos de avaliação.

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