segunda-feira, 30 de julho de 2007

ESSE FRIO É UMA FRIA

O PAN acabou, mas deixou em seu rastro, além de um rosário de dúvidas e incertezas, um frio de rachar. E é desse frio que há muito não sentia que gostaria de falar, pra início de conversa.
Porque fico pensando: se eu que posso comprar um casaco e um bom cobertor sofri até os ossos, imagino o sofrimento da população mais pobre, principalmente aquele que não tem nem onde dormir e vive perambulando pelas ruas da cidade.
E sabe por que eu pensei nesses nossos irmãos menos afortunados? Por que já não vejo iniciativas de repercussão como as campanhas do agasalho que são tão oportunas nessas horas.
Hoje, esse tipo de movimento parece que saiu da moda. Também pudera: a primeira dama do Brasil, dona Marisa Letícia, uma ex-operária da Dulcora, não está nem aí para a sorte dos pobres.
Ao contrário de outras esposas de presidentes, ela parece mais interessada em aparecer ao lado do marido, sempre exibindo uma roupa de grife e um tratamento de beleza típico de uma emergente. Mas fazer alguma coisa de útil, nem pensar.
Isso é muito paradoxal, com perdão da má palavra. Onde os pobres mais esperavam, eles têm que entrar na roda viva do “Bolsa Família” e mais nada. Aliás, por falar, também não é oportuno fazer uma boa avaliação desse programa que, segundo se diz, atinge a 11 milhões de brasileiros? Não seria melhor pensar num bolsa-emprego, de forma a abrir uma possibilidade de vida produtiva para os necessitados?
No momento, eu só queria mesmo que não aparecesse ninguém morto por causa do frio. Isso já aconteceu muitas vezes. Mas queria também discutir com você as ações dos governos em relação às camadas mais pobres da população, muitos moradores de favelas, que estão abandonados à própria sorte e ainda são tratados como casos de polícia.
Veja o que disse o jornal francês “ Lê Figarro”: “a economia brasileira cresceu 3,7% ano passado, mas o setor de luxo registrou expansão de 32%. "As fortunas brasileiras souberam tirar proveito da política econômica do governo Lula. Para conter a inflação, ele tem mantido as taxas de juros em níveis astronômicos, fazendo a alegria do setor financeiro". O jornal lembra que a Petrobras é seguida, no ranking das maiores empresas do país, por três bancos: Bradesco, Itaú e Banco do Brasil.

Nenhum comentário: