sexta-feira, 21 de setembro de 2007

O JOVEM PAÍS DOS MAIS VELHOS

O Brasil é um país jovem, mas não é mais um país só de jovens: a população de idosos já representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 ou mais anos, o que significa 8,6% da população. O rendimento médio de R$ 657,00 faz com que o idoso ocupe, cada vez mais, um papel de destaque na sociedade brasileira. Recente pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirmou que a tendência de envelhecimento populacional no Brasil está persistindo e o Rio de Janeiro é a capital que abriga o maior número de idosos com 12,8% da população.
Portanto, vamos abrir os olhos para a necessidade de olhar mais e melhor para nossos velhos já que nos próximos 20 anos a população idosa no Brasil poderá ultrapassar os 30 milhões de pessoas, representando 13% da população. As pesquisas alertam que a proporção de idosos vem crescendo mais rapidamente que a proporção de crianças. Esse não é um retrato envelhecido apenas do Brasil: segundo a Organização Mundial de Saúde em 2025 haverá, pela primeira vez na história, mais idosos do que crianças no planeta e aqui a 20 anos o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de idosos.
Os dados não significam apenas mais números: refletem a cada vez maior necessidade do país olhar, através de seus governantes, para o desenvolvimento e aceleração de programas especiais de atendimento aos idosos com justiça previdenciária, já que até agora a população idosa vem perdendo direitos e ganhando menos, quando suas despesas aumentam forçosamente. Mais: que permitam aos vovôs continuar contribuindo no sustento de suas famílias que muitas vezes dependem única e exclusivamente das minguadas aposentadorias que sobram para os idosos.
Minha preocupação com os idosos não é de agora: há anos desenvolvo trabalho de incentivo e assistência cultural e de lazer ao Grupo de Terceira Idade no Jacarezinho. É urgente que o governo elabore políticas sociais que preparem a sociedade para conviver e entender a nova realidade populacional do país. A criação do Estatuto do Idoso é pouca coisa: é de fundamental importância que se dê à população de Terceira Idade tenha uma renda digna e acesso à saúde, justiça cultura e.sexualidade. No auditório da Câmara Municipal estaremos recebendo grupos da Terceira Idade para uma tarde de cultura e lazer com palestra e exibição do filme “Chuvas de Verão”, dirigido por Cacá Diegues.

Nenhum comentário: