quarta-feira, 30 de abril de 2008

Mobilização dos aposentados

As centrais sindicais incluíram na agenda dos eventos do dia do trabalhador o apoio ao projeto do senador Paulo Paim, sobre o qual já comentei aqui mais de uma vez, acabando como os redutores do “fator previdenciário” e estabelecendo índices iguais para o reajuste de todos os aposentados e pensionistas.
Não poderia deixar de voltar ao assunto. No entanto, achei emocionante a opinião do aposentado Ricardo Khichfy, que me foi enviada por ele, cujo texto publico quase na íntegra (no espaço da coluna), para o conhecimento de todos, principalmente dos aposentados e pensionistas. Veja esses trechos, que assino embaixo:
“Tenho me manifestado no fórum do Globo On Line sobre as vergonhosas políticas de reajustes das aposentadorias pelo INSS.
Gostaria de ressaltar a minha insistência em dizer que a classe dos aposentados é a que reúne maiores meios de persuasão deste País.
Ninguém tem mais tempo que o aposentado para protestar. TEMOS TEMPO! Nenhuma classe sensibiliza mais que a dos aposentados, por razões simples:
São nossos pais, avós, tios, parentes, amigos de toda uma vida que se acham relegados a uma política perversa que visa a fazer com que todos os aposentados ganhem apenas um salário mínimo apesar de muitos terem contribuído com até 20 salários mínimos e hoje recebem três!
Os aposentados, se bem organizados por um líder, um partido atuante que cheguem realmente a ele, aposentado, pode fazer parar o trânsito das grandes cidades. HOJE TEM-SE A INTERNET.
E ninguém terá coragem para reclamar desta manifestação, muito pelo contrário, , pois todos se verão nesta condição, de aposentado, dentro de alguns anos”.
“Os aposentados nas ruas dos grandes centros têm condições de reunir multidões incríveis como nunca se viu neste país! É apenas uma questão de organização e como disse de se chegar ao aposentado. MOBILIZAÇÃO É PALAVRA CHAVE.
Todos os aposentados poderiam comparecer às passeatas gigantescas, principalmente aqueles que estão doentes e seriam amparados pelos seus familiares”
“Os aposentados pelo INSS, neste ambiente egoísta, só podem contar com suas últimas forças para fazerem justiça para eles mesmos. JUSTIÇA”.
“Portanto, aposentados, parem e pensem sobre suas próprias forças e do apoio que podem receber dos seus parentes e amigos numa grande conclamação nacional destinada a parar o trânsito das grandes capitais deste país.
O mesmo aumento dado ao salário mínimo deve ser dado a todos os que ganham mais de um salário mínimo, com retroação de pelo menos uma vez, isto é , retroagindo ao aumento dado em abril/2008 a todos os aposentados.
Reajuste digno já para os aposentados pelo INSS.
Abaixo a grande mentira da falta de recursos, pois os jornais escancaram os recordes de arrecadação!”

coluna@pedroporfirio.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá.
As centrais sindicais tem obrigação de dar apoio à proposta do senador Paim. É uma grande injustiça que se faz com os aposentados. No meu caso: Sou aposentado desde 1997. Antes de me aposentar (10 anosaproximadamente) contribui entre 9 e 10 salários.
Me aposentei com 5,5 salários e hoje com o último reajuste recebo 3 salários. Daqui a mais 5 ou 6 anos estou ganhando um mínimo e talvez tenha que gastá-lo com medicamentos. É uma vergonha.