domingo, 2 de março de 2008

Por que você fez isso, Fernanda?

De inicio, eu não acreditei. Nem podia acreditar. A corrosão do caráter está em alta nesta sociedade competitiva, em que todos são rivais de todos, em que renegar o ontem virou rotina, num ambiente tétrico do salve-se quem puder.
Não acreditei porque há pessoas que se fizeram por seus próprios méritos, cresceram, ganharam a admiração geral, tornaram-se exemplos para todos.
Essas pessoas não têm direito de destruir o respeito cultivado através de décadas, o carinho, a admiração, enfim, elas deixam de pertencer a si para se tornarem partes de todos nós, como se parentes próximas fossem.
Estou querendo falar de uma pessoa com quem convivi nos piores momentos de minha vida, que foi digna, solidária, amiga, corajosa. Porque, nesses piores momentos, quando eu estava proscrito, socorreu-me o apoio de pessoas como Sandra Cavalcanti e Paulo Vial Corrêa, de pensamentos políticos bem diferentes do meu.
Mas que, pelo respeito profissional e pela amizade conquistada no trabalho, responderam por aqueles que me abandonaram à própria sorte.
Naquele início dos anos setenta, difíceis para quem tinha passado um ano e meio nos cárceres da ditadura, além da sempre amiga Sandra Cavalcanti, contei com a acolhida de uma pessoa hoje admirada por todo este Brasil.
Falo de Fernanda Montenegro, cujo nome dispensa apresentações. Como não podia ter emprego de “carteira assinada”, como vivia na semi-clandestinidade, ela me fez seu divulgador, na base da confiança.
Minha ligação com o teatro, em que acabei me tornando um dos autores de sucesso naquela década até 1982, quando voltei-me para a atividade pública, passa por aqueles dois anos em que fui o “assessor de imprensa” de Fernanda Montenegro e Fernando Torres, seu marido, a lucidez em pessoa.
Pois o que eu vi agora me deixou totalmente arrasado. Um internauta atento, que é apenas um dos milhares logrados criminosamente no massacre da VARIG e do Aerus, enviou um e-mail, com link para o “Youtube”, no qual minha amiga Fernanda Montenegro tem o desplante de declarar num programa de tv, que “os americanos deveriam tomar conta do Brasil Central”.
A Fernanda Montenegro que conheci em 1972 não bebia, não perdia a linha e nem sem rendia. Naquela época, ela estava fora da televisão por causa de sua desassombrada independência.
Agora, me leva a mais uma decepção, a mais um sofrimento, ao declarar num programa de tv que a Califórnia teria sido uma ruína se não tivesse sido tomada do México pelos Estados Unidos. “Então, eu acho que realmente o americano deveria tomar conta do Brasil Central”. Ao ver aquilo, foi como se eu tivesse recebido mais uma punhalada no meu coração sangrado.
Nós, pobres mortais, não merecemos. (veja com seus próprios olhos em
http://br.youtube.com/watch?v=RBxRa_dz1MQ)
coluna@pedroporfirio.com

5 comentários:

Anônimo disse...

Fernanda...

Também sempre admirei teu dom artístico, mas essa agora foi uma "chute no balde". Quanto sangue de brasileiros correu para termos a faixa territorial atual, já estamos sendo "comprados" por empresa miliarias estrageiras e invadidos por ONGs, isto tem ar de tráição.
O que tu serias agora se tudos isso aqui fosse dos estados Unidos?

mario guimarães disse...

Porfírio, o abuso praticado pelas empresas multinacionais no Brasil, só existe em virtude da burrice, ou da desonestidade de maus brasileiros, famosos ou não. Agora a moda é colocar o governo ingerindo em TUDO, no sentido de, em nome de uma pseudo regulamentação, criar exigências só ätendíveis", por tais "polvos". Veja se não é isso que acontece...

mario guimarães disse...

Porfírio; mudando de assunto ... Sei dos seus pequenos recursos financeiros, mas conheço sua garra; não caia nessa de, pensando pequeno, se candidatar a deputado estadual - sai dessa de vereador e dep. estadual -, busque um mandato de deputado federal; a sua mensagem é para deputado federal; parece-me que mesmo precisando de mais votos, o seu produto/mensagem possibilita maior abordagem com êxito diante do eleitor.

Marco Antonio Coutinho disse...

Vamos fazer justiça? Quem ficou surpreso, como a maioria de nós, com a Fernanda Montenegro propondo a entrega aos estadunidenses do Brasil Central, pode estar certo. Segundo outra versão, ela NÃO disse realmente isso. O vídeo seria uma obra-prima da edição mal-intencionada. Ela, na verdade, estaria citando o que alguém havia falado.
A gente precisa sempre apurar esses escândalos, sobretudo quando vêm de pessoas que, a princípio, não os cometeriam.
Vejam o comentário no YouTube (e é de dois anos atrás! - http://www.youtube.com/watch?v=RBxRa_dz1MQ)

"Fernanda fazia uma comentário no FAUSTÃO em 2005 de quando dava aulas de Português para estrangeiros, e um norte-americano de forma arrogante falou o que ela está dizendo no vídeo. Cortaram metade da fala dela. Ela estava num debate com o jornalista Ancelmo Goés, a sua filha a atriz Fernanda Torres quando lançavam o filme "Casa de Areia", além de outros convidados.

Quem postou esta fraude foi irresponsável e leviano com aquela que é a maior atriz do Brasil

lgcguedes 2 anos atrás "



Agora seria legal a gente conhecer o vídeo completo.
Abraços,
Marco Antonio Coutinho

jorge disse...

Se ela realmente disse isso, Fernanda estava certa. Ou acham que Chaves, Maduros, Fidéis,Morales etcaterva eram/são bons para seus povos?