quinta-feira, 13 de março de 2008

Lamento pela volta à prisão do cantor Belo

Desculpe, mas eu não entendo esse rigor da Justiça em relação ao cantor Marcelo Pires Vieira, conhecido como Belo. Está bem que ele jogou conversa fora numa conversa grampeada com um traficante do Jacarezinho.
Mas precisa arruinar sua carreira? Ele é um profissional dos mais respeitados no meio artístico. Cumpriu todo tipo de pena, inclusive respeitou as regras da chamada prisão aberta.
Já estava na condicional, trabalhava sem parar para recuperar o tempo perdido e, no entanto, por uma nova decisão judicial, vai ter que passar as noites no xadrez. E a noite é a quando trabalha, sem falar nas temporadas fora da cidade, que lhe rendem o necessário para garantir o futuro quando sua estrela não mais brilhar.
Por que isso? Ele tem de ficar preso mesmo? E o poderoso jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves, assassino confesso de Sandra Gomide, condenado a 19 anos de cadeia, porque goza do privilégio da liberdade?
Você pode dizer: cada cabeça uma sentença. Pode alegar que ex-diretor de um grande jornal brasileiro obteve essas prerrogativas da Justiça paulista. A do Rio de Janeiro não faria o mesmo.
E quantos milhares de perigosos assassinos estão em liberdade, apesar de condenados? E os pilhados com a mão na massa, roubando os cofres públicos, onde estão neste momento?
Decididamente, com todo o respeito que a Justiça merece, com o dever que temos de respeitar suas decisões, principalmente em julgamentos em que houve o contraditório, creio que há uma doutrina mais lúcida no âmbito das execuções penais.
Enquanto esteve na “condicional”, Belo não fez nada para perder esse direito. A mudança na sua situação agora decorre de uma decisão de segunda instância, que reformou a sentença do juiz Carlos Eduardo Figueiredo, da Vara de Execuções Penais (VEP), que no ano passado havia determinado a extinção da condenação por tráfico de drogas, mantendo apenas a por associação para o tráfico.
Em todos os casos, não ficou provado seu envolvimento no tráfico de drogas. Mesmo assim, ele já passou bastante tempo detrás das grades. Só sua firme de determinação de seguir a carreira de cabeça erguida o manteve em um mercado de trabalho que pode deixar de existir para um profissional da noite para o dia.
Não sei de que tipo de recurso se valerá sua advogada, mas lamento profundamente por uma situação dessa natureza. Em qualquer país do mundo civilizado, ele teria uma nova oportunidade e não esse constrangimento constante.
coluna@pedroporfirio.com

10 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe Porfìrio,mas descordo de você. Acho que o Belo deve sim ficar na cadeia. Êle é um péssimo exemplo para nossa juventude.Assim como concordo com outros pontos que você relata e até com outros que você nem cita...que aliás são muitos neste país ,principalmente politicos. Um abraço!

Anônimo disse...

Conterrâneo Pedro,

Não obstante os possíveis abusos jurídicos que possam estar havendo, se for prá não ter que ouvir mais as músicas terríveis do cantor Belo, deixa o Marcelo preso por mais uns dias, até que ele repense não só quanto às suas amizades mas principalmente que ele descubra que não é artista coisa nenhuma. Qual a Arte dele?
Janio - Fortaleza-CE

Anônimo disse...

concordo com o Porfírio, e acho que vocs são dois invejosos e ignorantes! O Belo é mais que um artista ele canta muito, a inveja é o pior dos pecados, quem são vocês pra julgar alguém vocês não cometem erros ?? com tanta coisa errada neste país ! Mas o Belo vai se sobresair novamente e com muito sucesso ele é muito mais do que pessoas insignificantes e invejosas! vão cuidar da suas vidas.

Anônimo disse...

Concordo com o Porfírio, o Belo já pagou pelo que fez e agora está pagando pelo que não fez. O lugar do Belo é no palco e não atrás das grades, ele não é bandido, bandidos temos ai nossos políticos que tiram o nosso dinheiro suado de todos os dias para ficarem sustentando regalias surreais, A justiça tinha que deixar o Belo em paz e correr atrás de quem é bandido de verdade. O Belo é maravilhoso e por mais que tentem derruba-lo ele vai passar por cima de tudo isso, ele tem talento e é o CARA>

Anônimo disse...

"Janio - Fortaleza-CE"

Por acaso vc canta melhor que ele, para questionar qual sua arte?

Se não canta....

XIU

fica calado, afinal criticar é fácil, fazer melhor só nos seus sonhos.....

Sem mais....

Angelo Silva - SP

Anônimo disse...

É simples: Se ele esta envolvido com o tráfico de drogas ele merece estar preso. Se não fez nada errado deve permanecer em liberdade. Não importa se é artista ou não. Eu particularmente não gosto de suas músicas mas devo ser justo. Fãs que não raciocinam que querem que ele fique livre mesmo com as gravações telefônicas tendo provado seu envolvimento com traficantes. Assim como os fieis da igreja renascer continuam pagando dizimo para corruptos sem se preocupar com a verdade.

Anônimo disse...

para Janio - Fortaleza-CE
amigo sobre a conduta dele como cidadão eu prefiro na comentar, mas como artista o cara veio pra brilhar e é um dos maiores interpretes da verdadeira musica popular brasileira que é o pagode..
simplesmente veja qual um dos dvds mais vendidos do momentos e quem tem 5 musicas na parada nacional estouradas.
se vc não gosta eu respeito mas eu também e peço respeito pra que, gosta.542121

Anônimo disse...

Infelizmente a justiça não funciona para todos! Onde estão os "ladroes de colarinho branco"? A lei atualmente só funciona pra pobre e negro, por mais absurdo que seja é a mais pura realidade.o Belo é fantástico, maravilhoso, se errou, ja pagou além do que devia. é só colocar ele num palco na frente de uma multidão e verão se ele é querido ou não. só os invejosos o criticam. BELO EU TE AMO!!!!!

Unknown disse...

concordo ele canta muito e ja pagou por tudo que fez>
porque ele nao é um artista queria vcs ter a voz dele,alem dele ser um artista ele e um batalhador eu amo o belo!!

Anônimo disse...

Concordo plenamente pq agora q se passaram alguns anos o Belo mostrou q EH maior q tudo isso, q foi mais forte... Agora existem sim ou futeis q dizem q ele eh um pessimo exemplo para a juventude pq??? Certamente a juventude nao tem cabeca? Ahhhh façam me favor neh pq nao prendem pedófilos, corruptos, estupradores??? Brasil eh isso msm eles so cercam os humildes demais... E agora o Belo esta bem firme e forte e ainda perguntam qual o talento dele???? Vou explicar eh um dos 10 artistas mais tocados!!! Em poucos meses foi disco de ouro esta em segundo lugar apenas perde para Roberto Carlos!!! Heloo... em q mundos esse Janio e essa Beatriz estao??? Sou apenas mais uma fã do Belo e digo de boca cheia ELE EH O REI!!!!
e vcs quem sao??? 2 ignorantes