domingo, 27 de maio de 2007

A EDUCAÇÃO SEM MEIAS VERDADES

COLUNA DE PEDRO PORFÍRIO NO POVO DO RIO DE 28.05.07
Nada é mais negativo numa sociedade democrática do que a manipulação da informação. Esse mal é ainda maior quando parte de quem tem obrigação de transmitir conhecimento e formar gerações.
Estou falando da onda que fizeram contra a decisão do prefeito César Maia, através da Secretaria Municipal de Educação, de introduzir o sistema de ciclos nas escolas municipais, medida prevista na Lei de Diretrizes e Bases do ensino, apontada pelos especialistas sérios como a única fórmula de garantir a ESCOLA POSSÍVEL.
O sistema de ciclos é uma verdadeira revolução e, a meu ver, o único capaz de manter uma relação honesta e produtiva entre a escola, os professores, os alunos e seus pais.
É verdade que ele acaba com a avaliação através de provas e notas, mas isso não significa, como dizem más línguas, que o aluno poderá concluir o primeiro grau sem saber sequer assinar o próprio nome.
Quem pensa assim ou quem manipula as informações sobre o novo processo de avaliação para “celebrar a falência da escola pública” é ruim da cabeça ou age de má fé.
Na verdade, temos um grande avanço na medida em que oferecemos ao aluno a oportunidade de gostar de ir à aula, sem depender do bom humor ou da simpatia de um professor. Todo mundo sabe que uma verdadeira paranóia monitora o ensino hoje, com conseqüências trágicas.
Os alunos são compelidos a acharem que estarão garantindo o futuro na medida em que tenham notas para passar de ano. Ter uma nota razoável é tudo que o aluno quer, nem que para isso tenha que “colar”, fraudar, pedir ajuda ao colega.
A escola hoje é apenas isso: estudar para passar. Esse sistema joga na rua milhares de alunos, em todos os níveis, totalmente despreparados. De tal forma que inventaram até cotas para estudantes de escolas públicas, que concluem o segundo grau sem condições de entrar numa universidade do Estado.
Temos aí uma grave distorção que, além de tudo, é responsável pela desistência de muitos alunos, bons numas matérias, mas fracos noutras. De uma escola onde ter nota para passar é a única meta não se pode esperar muito. Porque nem sempre ter nota traduz conhecimento. E isso responde pela falta de pessoal qualificado para o mercado de trabalho, como falarei em outra oportunidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!